segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Contextualizando a mudança - da teoria à prática

Partindo do princípio de que a prática deve está vinculada a teoria, sentimos a necessidade de abordarmos em sala de aula junto aos alunos temas que vá de encontro ao interesse dos mesmos. De início o momento foi problematizado a partir de uma conversa informal, onde os alunos participaram, dando sugestões de temas paralelo a sua realidade. Os temas sugeridos pelos alunos foram: consciência cidadã, exploração contra as mulheres, desigualdade social, preconceito racial, fome, drogas, bullyng, respeito a linguagem regional cultural e sexo na terceira idade. A medida que foram sugerindo e discutindo os temas, a turma chegou ao consenso de que o tema mais apropriado seria “Sexo na terceira idade”, talvez pelo fato de ser um tema novo e nunca discutido em sala de aula.

Em outro momento, sugeriu-se que os alunos elaborassem um pequeno plano de aula levando em conta os objetivos a serem alcançados por eles mesmos e estratégias, nas quais pudéssemos por em prática. Lembrando que o plano engloba as disciplinas de Sociologia, Matemática e Português e que será distribuído no decorrer de quatro aulas.

Após a experiencia vivenciada em sala, percebeu-se uma maior participação e envolvimento por parte da turma, já que seria um assunto escolhido por eles mesmos, ao passo que se sentiram até mais responsáveis pelo fato de serem coautores do planejamento.





Nenhum comentário: